Temas do InstaHeritage
O tema em foco no InstaHeritage é o património local de cada um dos 10 municípios da CIM da Região de Leiria. O objectivo é o usufruto e a captação do património – seja ele de natureza arquitectónica, artística, arqueológica, histórica, natural ou outra – em cada deambulação.
Para cada Localidade, o património a abordar será:
Marinha Grande: Arte Xávega e Praia da Vieira de Leiria; Capela da Praia; Arte urbana; possibilidade de passeio de barco no rio Lis.
Leiria: Roteiro do Vale do Lapedo – património natural e arqueológico em torno do importante sítio do Menino do Lapedo.
Pedrógão Grande: Trilho dos Romanos, Ponte Filipina do Cabril, Penedo do Granada, Ponte Pedonal da Grande Rota do Zêzere, Ribeira de Pera.
Castanheira de Pêra: Museu do Neveiro e Poços de Neve; Lagar e Praia Fluvial do Corga; Museu Casa do Tempo – O Laínte da Casconha (dialecto local).
Pombal: Castelo de Pombal e Rota Pombalina – percurso pedestre pelo património ligado a Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, no centro da cidade.
Ansião: Complexo Monumental de Santiago da Guarda e Paço Manuelino – várias épocas históricas reunidas no mesmo espaço.
Porto de Mós: Percurso pedestre do Arco da Memória (Arrimal) – bosques de carvalho, agricultura, arquitectura tradicional e natureza bruta num percurso que culmina no Arco da Memória, marco divisório das terras atribuídas por D. Afonso Henriques aos Monges de Cister.
Batalha: Ponte neomanuelina da Boutaca e Mosteiro de Santa Maria da Vitória, expoente máximo da arquitectura gótica em Portugal, passando pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.
Alvaiázere: percurso que conjuga os “Trilhos de Al´baizir” e “Megalápias” – igreja matriz de Alvaiázere na encosta com uma das maiores manchas de carvalho-cerquinho do mundo; Capela de Nossa Senhora dos Covões; Megalápias da Mata.
Figueiró dos Vinhos: Volta dos Artistas – percurso urbano e rural que revisita a vida em Figueiró dos Vinhos dos pintores José Malhoa (1855-1933) e Manuel Henrique Pinto (1853-1912).