Actividades
de Norte a Sul de Portugal Continental e Açores!

A celebração anual das Artes & Ofícios e Novo Design no nosso país está de volta: no âmbito das Journées Européennes des Métiers d’Art (JEMA) / Jornadas Europeias das Artes & Ofícios, no ano em que Portugal é País de Honra das JEMA e, desta vez, adicionando ao território nacional continental, a região dos Açores!

Através de uma programação cultural diversificada – desde workshops, ciclos de matéria e visitas excepcionais a estaleiro aberto – os Dias Abertos A&O|ND promovem uma outra forma de descobrir Portugal: o visitante terá a oportunidade de participar em oficinas abertas e experimentar, na primeira pessoa, o que de mais estimulante é desenvolvido ao nível das práticas artesanais, trabalhando com os artesãos e nas suas oficinas.

Imersão Local

Os artesãos, designers, makers e associações de artesãos abrem ao público as suas oficinas, promovendo várias actividades ao longo de 6 fins-de-semana distribuídos pelas regiões do Algarve, Alentejo, Centro, Norte, Lisboa e Vale do Tejo e, pela primeira vez e em 2024, também os Açores!

O valor das inscrições nos workshops, definido pelos artesãos e colectividades parceiros dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design, reverte na sua quase totalidade para estes, exceptuando um fee de 5,0 euros cobrado pela Organização: a sua participação contribui assim directamente para a valorização e para a continuidade destas práticas artísticas.

Adicionalmente, nesta 3ª edição, surgem ainda, a pedido dos anteriores participantes dos Dias Abertos, o formato “Imerso es Artes & Ofí cios”: experiencias de me dia-longa duração, em estadias de 2 a 6 dias, e nas quais os participantes são convidados a imergir de forma profunda e com vagar nas técnicas artesanais e nos costumes do território acolhedor, acompanhados de perto por quem melhor o conhece. Começamos pelo Alentejo!

Programação
Programação de 2024 já disponível e sempre em actualização!

Um Projecto

Co-promotor

Apoio

No âmbito

Parceiro Institucional

Parceiros Nacionais

Parceiro Francês

Media Partner

Prémios