2221
Regulamento
Prémios
Concurso

O que é?

O InstaHeritage é uma acção participativa decorrente no âmbito da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, na região de Leiria.

Um conjunto de instagrammers profissionais de renome acompanha um grupo de apaixonados por fotografia e por redes sociais em 10 deambulações por património seleccionado dos 10 municípios da Região de Leiria para captarem a essência e a identidade do património local. Decorrente destas masterclasses, é organizada uma exposição na Biblioteca Municipal de Leiria e um concurso de fotografia.
O
InstaHeritage é realizado no âmbito da programação da AR&PA Bienal Ibérica do Património Cultural, promovida pela CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com o apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional Regional CENTRO 2020.
.

Qual a mecânica?

O InstaHeritage compõe-se de 3 momentos:

  1.  10 masterclasses-deambulaçõe fotográficas por património seleccionado dos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, mediante inscrição prévia e limitadas a 10 participantes em cada grupo/visita;
  2.  Selecção de fotografias para uma exposição a ter lugar na Biblioteca Municipal de Leiria;
  3.  Concurso com votação pública, online e in loco, para eleger o melhor trabalho fotográfico.

Onde vai acontecer?

Nos dez municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Quando?

1-Masterclasses

Em cinco sábados entre Julho e Agosto de 2021:

10 de Julho:
Marinha Grande (das 9h às 12h)
Leiria (das 16h às 19h)

17 de Julho:
Pedrógão Grande (das 9h às 12h)
Castanheira de Pêra (das 16h às 19h)

24 de Julho:
Pombal (das 9h às 12h)
Ansião (das 16h às 19h)

7 de Agosto:
Porto de Mós (das 9h às 12h)
Batalha (das 16h às 19h)

14 de Agosto:
Alvaiázere (das 9h às 12h)
Figueiró dos Vinhos (das 16h às 19h)

Check-in no ponto de encontro de cada local 15 minutos antes da hora de início (8h45 ou 15h45).

 

2- Exposição:

Os trabalhos fotográficos resultantes das 10 masterclasses serão divulgados nas redes sociais e na plataforma digital da AR&PA 2021, sendo sujeitos a uma selecção para uma exposição a inaugurar em Outubro, na galeria da Biblioteca Municipal de Leiria.


3- Concurso:

No dia 17 de Outubro, será divulgado o trabalho vencedor, após uma votação in loco na galeria e, simultaneamente, online nas redes sociais e na plataforma do evento.

Quem pode participar?

Podem participar todas as pessoas devidamente inscritas, com idade entre os 18 e os 30 anos, com uma câmara fotográfica digital (telemóvel ou máquina fotográfica DSLR, mirrorless ou compacta).

Valor da Inscrição

As inscrições são gratuitas.

Como posso inscrever-me?

A inscrição é efectuada exclusivamente através do e-mail geral@gerador.eu, com o assunto “Inscrição InstaHeritage_data_local” (por exemplo “Inscrição InstaHeritage_17julho_Castanheira”).
As inscrições serão consideradas por ordem de recepção, havendo lugar para
10 participantes por data/horário.

Como se processa cada masterclass?

O transporte para o local onde decorre a masterclass é da responsabilidade de cada participante.
Todos os participantes devem apresentar-se no Ponto de Encontro (localização a ser divulgada previamente a cada data), onde estará à sua espera a equipa de produção e 2 instagrammers profissionais, cuja identidade será revelada previamente.


Após a organização do grupo, um técnico especializado de cada município envolvido faz um enquadramento ao património (cultural e/ou natural) que será visitado.


Ao longo da masterclass em deambulação, os 2 instagrammers profissionais partilharão com o grupo dicas e sugestões para as fotografias.

Requisitos e Normas das Fotografias

Apenas fotografias realizadas com câmaras fotográficas digitais (telemóvel, DSLR, mirrorless ou compactas) serão admitidas na acção.

As fotografias submetidas a avaliação deverão ter sido tiradas exclusivamente durante as masterclasses, sob pena de exclusão das mesmas.

Nas fotografias a submeter, a avaliação o processamento digital é permitido para optimizações ao nível de recorte, tonalidade, saturação, luminosidade ou contraste, mas também para composições ou montagens de várias imagens (como serão a dupla exposição, a manipulação da proporção dos elementos, adicionar ou excluir elementos substanciais, manipulação de canários, etc).

Os participantes declaram ser autores das fotografias. Os participantes declaram ser titulares integrais dos direitos de uso e exploração das fotografias submetidas a avaliação mas também se responsabilizam integralmente por quaisquer reclamações, encargos, indemnizações, coimas ou multas aplicadas pela violação de direitos de terceiros. Em qualquer caso de violação de direitos de terceiros a organização do InstaHeritage está isenta de qualquer responsabilidade legal embora se comprometa a retirar prontamente essas fotografias de todos os meios de comunicação à sua disposição (site, redes sociais, etc).

Os participantes asseguram que as suas fotografias cumprem o que é disposto na lei, nomeadamente no que concerne ao Direito à Imagem – Artº 79 do Código Civil. Se houver retratos de pessoas nas fotografias apresentadas cabe ao participante avaliar se é necessário o consentimento da pessoa retratada. Pode entender que a fotografia foi feita numa iniciativa com finalidade cultural e num local público excluindo-se a necessidade de consentimento mas se, por outro lado, e apesar da fotografia ser feita num local público e no âmbito de uma iniciativa com finalidade cultural, a pessoa retratada for o elemento principal/em destaque na  fotografia deve o participante assegurar que tem autorização expressa por escrito ou em formato vídeo (a pessoa declarar em vídeo algo como “o meu nome é ___ e autorizo esta fotografia”) ou uma autorização tácita (neste caso, não sendo uma autorização expressa, pode assumir-se que uma pessoa, tendo conhecimento que está a ser fotografada, ao posar para uma fotografia está a dar o seu consentimento tácito para ser fotografada).

Temas do InstaHeritage

O tema em foco no InstaHeritage é o património local de cada um dos 10 municípios da CIM da Região de Leiria. O objectivo é o usufruto e a captação do património – seja ele de natureza arquitectónica, artística, arqueológica, histórica, natural ou outra – em cada deambulação.


Para cada Localidade, o património a abordar será:


Marinha Grande: Arte Xávega e Praia da Vieira de Leiria; Capela da Praia; Arte urbana; possibilidade de passeio de barco no rio Lis.


Leiria: Roteiro do Vale do Lapedo – património natural e arqueológico em torno do importante sítio do Menino do Lapedo.


Pedrógão Grande: Trilho dos Romanos, Ponte Filipina do Cabril, Penedo do Granada, Ponte Pedonal da Grande Rota do Zêzere, Ribeira de Pera.


Castanheira de Pêra: Museu do Neveiro e Poços de Neve; Lagar e Praia Fluvial do Corga; Museu Casa do Tempo – O Laínte da Casconha (dialecto local).


Pombal: Castelo de Pombal e Rota Pombalina – percurso pedestre pelo património ligado a Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, no centro da cidade.


Ansião: Complexo Monumental de Santiago da Guarda e Paço Manuelino – várias épocas históricas reunidas no mesmo espaço.


Porto de Mós: Percurso pedestre do Arco da Memória (Arrimal) – bosques de carvalho, agricultura, arquitectura tradicional e natureza bruta num percurso que culmina no Arco da Memória, marco divisório das terras atribuídas por D. Afonso Henriques aos Monges de Cister.


Batalha: Ponte neomanuelina da Boutaca e Mosteiro de Santa Maria da Vitória, expoente máximo da arquitectura gótica em Portugal, passando pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.


Alvaiázere: percurso que conjuga os “Trilhos de Al´baizir” e “Megalápias” – igreja matriz de Alvaiázere na encosta com uma das maiores manchas de carvalho-cerquinho do mundo; Capela de Nossa Senhora dos Covões; Megalápias da Mata.


Figueiró dos Vinhos: Volta dos Artistas – percurso urbano e rural que revisita a vida em Figueiró dos Vinhos dos pintores José Malhoa (1855-1933) e Manuel Henrique Pinto (1853-1912).

Critérios de Avaliação

Para a avaliação no âmbito do concurso, será tida em consideração a estética, a originalidade, a criatividade, a qualidade técnica, a narrativa e a relação das fotografias com os patrimónios fotografados.

Direitos de Autoria

Os participantes não abdicam de qualquer Direito de Autor e Direitos Conexos sobre as fotografias
apresentadas. Não será efectuada qualquer reprodução das fotografias com fins comerciais sem a
anuência dos autores.
No entanto, os autores das fotografias submetidas a avaliação autorizam a publicação das mesmas em todas as plataformas físicas e digitais de divulgação do InstaHeritage e da AR&PA (ex: catálogo com todas as fotografias participantes, site contendo todas as fotografias participantes, pontualmente algumas publicações em redes sociais como Facebook, Instagram, etc).
Em nenhuma circunstância a Organização, apesar de detentora dos direitos de propriedade, poderá utilizar as fotografias vencedoras pela para fins políticos, religiosos ou antagonistas da liberdade de expressão, da igualdade ou dos direitos  fundamentais consagrados na Constituição portuguesa.

Prémio

O/a autor/a da fotografia mais votada receberá:

  • um telemóvel Samsung Galaxy S21 5G
    (ecrã 6.2” Full HD+ | 8 GB RAM | 256 GB Memória Interna | 1 câmara frontal 10MP | 3 câmaras traseiras
    64+12+12MP | vídeo em 8K)

Todos os participantes receberão:

  • um certificado digital de participação, assinado pelos instagrammers associados;
  • um vale de entradas livres em património cultural seleccionado da CIMRL, válido por 1 ano

Cronograma

Período de inscrições:
De 28 de Junho a 12 de Agosto.


Inauguração da Exposição:
Em data a confirmar a partir do dia 1 de Outubro de 2021


Anúncio dos vencedores e entrega dos prémios:
17 de Outubro de 2021

Segurança – Covid e “Plano de Contingência”

Nas masterclasses, é obrigatório que cada participante traga máscara de protecção individual e desinfectante (álcool-gel) para uso próprio. O incumprimento desta obrigação implicará a não participação na masterclass.

Em todos os momentos do InstaHeritage, serão cumpridas escrupulosamente por parte da Organização as normas de segurança Covid recomendadas pelas autoridades de saúde;

Apelamos a todos os participantes que, individualmente, também cumpram as normas de segurança Covid recomendadas pelas autoridades de saúde;

No caso de haver um novo agravamento das medidas de contenção da pandemia, desde que não exista dever de recolhimento domiciliário ou cercas sanitárias nos municípios envolvidos, as masterclasses realizar-se-ão.

Responsabilidade Civil

Todos os participantes da Categoria Geral são adultos e responsáveis pelos seus actos;
A Organização não se responsabiliza por danos próprios, danos a terceiros e/ou quaisquer multas, coimas e punições aplicadas aos participantes durante as masterclasses e restantes momentos da acção;
Recomenda-se o escrupuloso cumprimento da lei (por ex.: não entrar em propriedade privada para fotografar sem consentimento dos proprietários; não obstruir a via pública impedindo a circulação de pessoas ou viaturas, etc.).

Considerações finais

 A Organização pode decidir pela não realização da acção, no seu todo ou em parte, comprometendo-se a contactar todos os participantes, por escrito, informando e justificando essa decisão.
.

Casos Omissos

O InstaHeritage é organizado pela Spira – revitalização patrimonial, detentora de alvará de animação turística (RNAAT nº61/2009), em parceria com o Gerador. Durante as masterclasses, todos os participantes estarão abrangidos por seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais.

3f5444_ef935b91df1f4b4997fc1cc0731edcbc-1
X
X
X