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Regina Bittner

Regina Bittner (PhD) estudou teoria cultural e história da arte na Universidade de Leipzig e obteve o seu doutoramento no Instituto de Etnologia Europeia na Universidade Humboldt de Berlim. Como chefe da Academia da Fundação Bauhaus Dessau, ela comissaria e ensina programas de pós-graduação e interdisciplinares sobre modernismo transcultural na investigação de design e arquitectura. Os seus projectos curatoriais mais recentes incluem a Versuchsstätte Bauhaus. A colecção, em exposição permanente no Museu Bauhaus Dessau. Os seus interesses de investigação combinam abordagens antropológicas culturais nos estudos de arquitectura e design com questões de descolonização, património crítico e a sua mediação no ensino e na prática curatorial.

Bauhaus – New Bauhaus
A Fundação Bauhaus Dessau é uma Fundação artístico-científica com a missão de preservar e transmitir as ideias e temas da Bauhaus. O trabalho da Fundação é historicamente reflexivo e investiga simultaneamente a relevância actual e os potenciais contemporâneos que podem ser derivados do legado da Bauhaus para o século XXI.

Maria-João-Burstorff

Maria João Bustorff

Maria João Bustorff nasceu em Lisboa em 1950. Licenciada em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade de Lisboa em 1973, prosseguiu estudos e estagiou em Paris, Londres e nos EUA. Com uma carreira de 40 anos na administração pública portuguesa (Ministérios do Trabalho, Administração Interna, Saúde, Educação, Cultura e Negócios Estrangeiros) leccionou na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), como Assistente Convidada. Entre 1987 e 2006 foi destacada pelos sucessivos Ministros da Educação para o Conselho Directivo da FRESS, do qual foi Directora-Delegada e, mais tarde, Presidente. Integrou o XVI Governo Constitucional de Portugal, como Ministra da Cultura. Desde 1997 tem dedicado grande parte da sua actividade à concepção e gestão de projectos de interesse histórico e artístico no Brasil e em Portugal, e às questões do Ensino e Formação Profissional. Em finais de 2013 integrou o Conselho de Curadores da FRESS, do qual foi Presidente a partir de Junho de 2016. Actualmente exerce o cargo de vogal do Conselho de Administração da FRESS, com os pelouros Escola de Artes e Ofícios, Oficinas e Comercial.

Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
Em 1953, o banqueiro e coleccionador Ricardo do Espírito Santo Silva doou o Palácio Azurara e parte da sua colecção privada ao Estado Português. Nasceu assim a Fundação com o seu nome, criada como Museu-Escola com a finalidade de proteger e divulgar as Artes Decorativas Portuguesas e os ofícios com elas relacionadas. Hoje, além do Museu de Artes Decorativas, a Fundação tem 18 oficinas de artes e ofícios tradicionais portugueses que mantêm vivo um importantíssimo património imaterial de saber-fazer e asseguram uma intervenção especializada a nível do património português com a sua vertente de conservação e restauro. Tem uma escola para ensino das Artes: a Escola de Artes e Ofícios, dando perenidade à transmissão do saber, onde o ensino das artes é uma prioridade e uma missão. Passadas várias décadas a Fundação continua a ser uma referência de prestígio na divulgação e preservação do saber-fazer das artes decorativas portuguesas.

Elisa Guidi

Elisa Guidi

Elisa Guidi, Arquitecta, estudou em Florença e em Paris.
Trabalha desde 1996 para a Artex – Centro de Artesanato Artístico e Tradicional da Toscana – onde desde 2004 é Coordenadora de projectos. Em 2016 tornou-se membro da direcção da Fundação MIC – Museu Internacional de Cerâmica em Faenza, Itália. Em 2015 passou a integrar a direcção do Conselho Mundial do Artesanato Europeu (World Crafts Council Europe) e em Setembro de 2020, foi eleita Presidente. Desde Julho de 2022 é membro do Conselho de Administração do CsaVRI, o centro de serviços da incubadora da Universidade de Florença.

World Crafts Council Europe
Conselho Mundial do Artesanato Europeu (World Crafts Council Europe) é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o interesse internacional no artesanato e encorajar o contacto entre os artesãos de qualquer país. A sua missão é elevar a consciência do artesanato como parte integrante da vida cultural, social e económica.

Fatima-Durkee

Fatima Durkee

Fatima Durkee tem-se focado profissionalmente em urbanismo e desenvolvimento de negócios, em projectos interdisciplinares entre arquitetura, design, sustentabilidade, artesanato e ciências sociais. No centro do seu trabalho está o estudo de sistemas complexos e a busca constante por um relacionamento harmonioso entre os seres humanos e a terra. Trabalhou em Nova Iorque, Cidade do México e Lisboa.

Passa Ao Futuro
Passa Ao Futuro, fundada em 2016 por Fatima Durkee e Astrid Suzano, é uma associação sem fins lucrativos focada na investigação e na documentação para a preservação e promoção do património cultural imaterial dos artesãos e artesãs portugueses. Activa esta rede por meio de uma série de iniciativas colaborativas e educacionais. Apoia a sustentabilidade do trabalho artesanal por meio de uma programação de impacto social e ambiental positiva, enraizada no design thinking e pensamento sistémico.

Ivana-Borovnjak

Ivana Borovnjak

Ivana Borovnjak licenciou-se em design conceptual na Academia de Design de Eindhoven em 2007. Desde então, tem contribuído activamente para o panorama cultural independente através de projectos de vários tamanhos e impactos. De 2013 a 2017 foi directora da Associação de Designers Croatas, envolvida na direcção criativa, curadoria e gestão de iniciativas, plataformas, festivais e projectos educacionais. É designer, curadora e pesquisa e escrever sobre design.
(Créditos fotográficos: ©Karla Jurić)

Oaza – Made In
Oaza é um estúdio de design que foi fundado em Zagreb (Croácia), em 2013, por seis parceiros. Oaza desenha, pesquisa, comissaria, dirige e edita conteúdos para identidades visuais, livros, campanhas, exposições e meios digitais. Ao lado de comissões e colaborações, Oaza investiga temas de interesse no âmbito dos projectos auto-iniciados Made In e Oaza Books.

Ana Cristina Mendes

Ana Cristina Mendes

Directora Adjunta do CEARTE. Directora do World Crafts Council Europe desde 2019. Membro do Conselho Sectorial para a Qualificação no Artesanato.Vasta experiência na preparação de projetos de formação e preparação de candidaturas a Programas Comunitários e na coordenação e acompanhamento de projetcos transnacionais de formação. Coordenadora da equipa de trabalho de actualização do Catálogo Nacional de Qualificações na área do Artesanato e Ourivesaria. Autora de vários artigos e comunicações no âmbito da temática Ofícios e Formação Profissional. Comunicações em Congressos e Seminários em Portugal, Europa sobre Formação Profissional, Artesanato, Património e Inovação.

CEARTE
O CEARTE é a entidade pública com a responsabilidade pela formação em Artesanato e Património em Portugal, realizando, em todo o país, formação de qualificação (longa duração) e de aperfeiçoamento (curta duração) nas mais diversas áreas do artesanato e do património. O CEARTE faz também certificação profissional e escolar; oferece mentoria para a criação e desenvolvimento de pequenos negócios no artesanato; dá apoio técnico às unidades produtivas artesanais; orienta na inovação; é responsável pela apreciação técnica dos processos de Carta de Artesão e Unidade Produtiva Artesanal (UPA) e de Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.

Luís-Rocha

Luís Rocha

Director do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. Membro dos Conselhos Sectoriais nas áreas: 1. do Artesanato 2. da Cultura e do Património, no âmbito da ANQEP. Membro da Comissão Consultiva para a Certificação das Produções Artesanais Tradicionais. Membro do Grupo de Trabalho de atribuição da Carta de Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal. Coordenador de vários projectos e intercâmbios europeus associados ao artesanato e património.

CEARTE
O CEARTE é a entidade pública com a responsabilidade pela formação em Artesanato e Património em Portugal, realizando, em todo o país, formação de qualificação (longa duração) e de aperfeiçoamento (curta duração) nas mais diversas áreas do artesanato e do património. O CEARTE faz também certificação profissional e escolar; oferece mentoria para a criação e desenvolvimento de pequenos negócios no artesanato; dá apoio técnico às unidades produtivas artesanais; orienta na inovação; é responsável pela apreciação técnica dos processos de Carta de Artesão e Unidade Produtiva Artesanal (UPA) e de Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.

Joana Fins Faria

Joana Fins Faria

Joana, consultora criativa e cultural, é apaixonada pelo seu trabalho de interligação do potencial humano com as artes, a estética e a criatividade. Trabalha em projectos de diversas escalas, desde pessoais a governamentais. Foi consultora na parceria da Agenda Urbana para a UE sobre empregos e competências na economia local; directora de Talentos na Câmara Municipal do Porto, kick off do Porto Talent Office; directora executiva da ADDICT – agência para o desenvolvimento das indústrias criativas no Porto; subdirectora-geral da DGArtes, Ministério da Cultura em Lisboa. Joana lidera processos desde uma perspectiva micro e pessoal até uma perspectiva macro ampla da sociedade.

Dália Paulo

Dália Paulo

Museóloga e Gestora Cultural. Directora Municipal do Município de Loulé. Presidente da Assembleia Geral do Acesso Cultura (desde 2022). Programa de doutoramento em museologia (2007/2009). Mestrado em História da Arte (2007). Licenciatura em História – Arqueologia (1996). Directora Regional da Cultura no Algarve (2009-2013). Assistente convidada na Universidade do Algarve.

Câmara Municipal de Loulé / Loulé Criativo
Loulé Criativo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que visa reforçar e promover a identidade do Algarve. O projecto apoia a formação e actividade de artesãos e outras pessoas que trabalham no sector criativo, ajudando a revitalizar as artes e ofícios tradicionais e a dinamizar novas abordagens às áreas do património imaterial.

Xavier Long

Xavier Long

Xavier Long é chefe do departamento de dados e inteligência estratégica do Institut National des Métiers d’Art (Instituto Nacional do Saber-Fazer). Após uma década a trabalhar como investigador de marketing, decidiu servir empresas de artesanato artístico e de património vivo – empresas e artesãos que admira. Com a sua equipa, o seu departamento centraliza, processa e analisa todos os dados qualitativos e quantitativos ligados a tudo o que diz respeito ao desenvolvimento do artesanato artístico e do património vivo das empresas.

Institut National des Métiers d’Art
Fundado em 1889, o Institut National des Métiers d’Art (Instituto Nacional do Saber-Fazer) é uma associação sem fins lucrativos sob a tríplice égide dos Ministérios da Economia, Cultura e Educação franceses. Conduz uma política de apoio ao artesanato artístico, bem como às Empresas de Património Vivo. Participa activamente na promoção do saber-fazer francês a nível nacional e internacional.

Voluntariado na Bienal