Filipa Belo

Entusiasta do empreendedorismo, do consumo sustentável e da economia da partilha, criou em 2018 a primeira rede de promoção do artesanato português contemporâneo – Portugal Manual. Actualmente, Filipa dá consultoria a marcas da sua rede, novas marcas que estão a iniciar projectos (relacionados com o artesanato e arte) e ainda a empresas que procuram soluções feitas pelos novos artesãos portugueses.

Portugal Manual

Rede de promoção de novos artesãos portugueses. Actua em várias áreas de apoio aos projectos que integram a rede, com foco em três pilares: cultural, comercial e Turismo Criativo. Autores do primeiro podcast português totalmente focado em dar a conhecer os novos artesãos e artistas assim como as novidades do sector.

Bénédicte Epinay

Bénédicte Epinay tomou as rédeas do Comité Colbert em Março de 2020. Anteriormente, passou 30 anos a trabalhar no sector dos media, em particular no Grupo Les Échos-Le Parisien, onde ocupou o cargo de Directora Editorial Adjunta, responsável pelos suplementos de fim-de-semana. Criou a primeira revista mensal de luxo e estilo de vida do grupo Série Limitée em 1999 e esteve envolvida no lançamento da publicação semanal de fim-de-semana de Les Échos em 2015.
(Créditos fotográficos: ©David Atlan)

Comité Colbert
Fundado em 1954 por Jean-Jacques Guerlain, o Comité Colbert é uma associação que reúne 92 Casas de luxo francesas, 17 instituições culturais, e 6 Casas de luxo europeias. O seu lema é: promover apaixonadamente, transmitir pacientemente e desenvolver de forma sustentável o saber-fazer e a criação francesa para injectar um novo sentido de maravilha.

Paulo Sellmayer

Paulo Sellmayer (1987, Oberhausen, Alemanha) é um director criativo e designer de produto sediado nas Caldas da Rainha. Licenciado em Design Industrial (2010) e Mestre em Design de Produto (2020), ambos pela ESAD.CR – Politécnico de Leiria. Fundador da VICARA e da Tasco, o seu trabalho foca-se num realismo material, procurando a inovação da cultura material através de objectos manufacturados. Desde 2010 que os seus projectos têm sido seleccionados e expostos em São Paulo, Brasil, Londres, Milão, Rhode Island, Paris e Lisboa. Como director criativo da VICARA trabalhou com cliente como o MAAT – Museum for Art Architecture and Technologu in Lisbon, Sumol – Compal, Sovina and Amorim Cork Flooring.

VICARA
A VICARA Studio é uma agência criativa que desenvolve iniciativas originais e soluções socialmente conscientes na área do design de produto. Reunindo designers, artesãos e indústria, a VICARA adota uma abordagem prática na criação de um ecossistema de design sustentável e interligado. A agência é também proprietária de duas marcas de design de produto: a marca homónima, que apresenta um catálogo de peças exclusivas produzidas em cerâmica, vidro, madeira ou empreita, e que tem como fio condutor o desenho e produção nacionais; e a Tasco, uma marca de tableware em barro vermelho, inspirada no vernáculo da cerâmica artesanal portuguesa e na sua cultura gastronómica.

Noé Duchaufour Lawrance

Noé Duchaufour-Lawrance é um designer Francês que trabalha num largo espectro de temas para criar um corpo unificado de trabalho, com uma narrativa profundamente baseada na natureza, apoiando-se numa abordagem instintiva e sensível. Nascido no Sul de França em 1974, ele seguiu as pegadas do seu pai, formando-se academicamente em escultura na École Nationale Supérieure des Arts Appliqués et des Métiers d’Art, seguido de uma licenciatura em design de mobiliário, da ilustre Les Arts Décoratifs.
(Créditos fotográficos: ©SandaVuckovic)

Made In Situ
Made in Situ é a materialização de uma dinâmica criativa de intuição, enraizada nas riquezas de um território, dos seus artesãos e das suas conexões sistémicas com a natureza, resultando num ciclo de estações, cada uma com a sua própria história.

Alina Șerban

Alina Șerban é uma especialista em envolvimento comunitário com conhecimento institucional de parceria estratégica e financiamento social. Tem formação em filantropia, tendo trabalhado na Fundação ERSTE durante 8 anos centrada no desenvolvimento comunitário e empreendedorismo social na Europa Central e Oriental. O seu amor pela estética foi a ligação ao mundo do artesanato e a motivação por trás da criação de co/rizom juntamente com Nadja Zerunian e Andrei Georgescu em 2018.

co/rizom
co/rizom está empenhada num modelo de produção responsável e sustentável que protege as competências artesanais essenciais e os conhecimentos artesanais dos pequenos fabricantes em todo o mundo; ligando os artesãos ao apoio de que necessitam para transformar as suas competências artesanais patrimoniais em meios de subsistência viáveis, integrando os seus produtos únicos na cadeia de abastecimento global.

Catarina Portas

Nascida em Lisboa em 1969, trabalhou sempre nas áreas de sociedade e cultura em diversos meios de comunicação, sendo ainda autora de dois livros e de um documentário. Juntando o prazer da investigação sobre os produtos antigos portugueses, a manufactura e a iniciativa empresarial, lança, desde 2004, várias lojas, das quais se destacam A Vida Portuguesa, em 2007, e, em 2021, o Depozito.

Vida Portuguesa & Depozito
Começa no Chiado em 2007 mas vale a pena visitar a magnífica loja no Intendente. Ambas com uma cuidada selecção de produtos de criação nacional são fiéis depositárias da alma portuguesa. Para aumentar a divulgação da cultura feita à mão junta-se à marca, em 2021, a loja Depozito.

Alice Bernardo

Alice Bernardo é fundadora e coordenadora do Saber Fazer, especializando-se em educação e transmissão de conhecimento técnico na área da produção artesanal e semi-industrial em Portugal. Exerce funções como formadora, consultora e investigadora nesta área, tendo especial interesse na produção de matérias-primas e na criação de cadeias de produção sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e económico.

Saber Fazer
O Saber Fazer foi fundado em 2011 desenvolvendo desde então trabalho na área da transmissão de conhecimento relacionado com manufatura de pequena escala. Entre as iniciativas mais relevantes estão a criação de programas educativos, formações, documentação de técnicas, iniciativas de investigação-acção e a edição de manuais técnicos.

Graça Ramos

Graça Ramos, licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto) é Presidente da Direcção da Associação Portugal à Mão – Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses, Membro da Direcção da Between Parallels – Associação para o Design e Desenvolvimento Sustentável, Membro do Conselho Sectorial para a Qualificação “Artesanato e Ourivesaria” da ANQEP, e Vice-Presidente do CENA – Conselho Estratégico Nacional do Artesanato da AIP.

Portugal à Mão
A Associação Portugal à Mão – Centro Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses é uma instituição que promove o estudo e a reflexão sobre as artes e ofícios e a cultura tradicional portuguesa.

Celine Vogt

Celine Vogt é Chefe de Educação na Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship em Genebra onde lidera o desenvolvimento de programas educativos e a expansão da rede de parceiros da fundação, constituída hoje em dia por mais de 130 organizações em todo o Mundo. Uma forte crente na importância da colaboração, Celine trabalha em conjunto com parceiros para co-criar projectos e integrá-los nas iniciativas da fundação.
(Créditos fotográficos: ©AlexPittet)

Michelangelo Foundation
A Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Genebra que defende artesãos contemporâneos em todo o mundo com o objetivo de promover um futuro mais humano, inclusivo e sustentável. A sua missão é celebrar e preservar o artesanato e a sua diversidade, aumentando o reconhecimento diário da mestria artesanal e a sua viabilidade como caminho profissional para as próximas gerações.

Héloïse Leboucher Plane

Directora executiva do Campus des métiers d’art et du design desde 2019. Vice-directora da escola de artes Dupperé de 2012 a 2019 onde liderou vários projectos como a criação de o mestrado: «Master
Création – Projet – Transdisciplinarité » «Mestrado Criação/projeto/transdisciplinaridade» reunindo as quatro grandes escolas de arte e design de Paris, Boulle, Ensaama, Estienne et Duperré ou o mestrado Fashion et Creative Industry com a Sorbonne Nouvelle University e o grupo LVMH. Possui un mestrado em história contemporânea.

Campus Métiers d’Art & Design
O Campus reúne 34 estabelecimentos que oferecem diplomas do nível 3 ao nível 8 em design e artesanato. Desenvolve programas de promoção, inovação, apoio à integração profissional e internacionalização, em articulação com os actores económicos do sector.

X
X
X