LUUMi.handmade

Thumbnail 3 400 x 300

Quem Somos?

Na cidade de Évora, a sul de Portugal, encontra-se a LUUMi.handmade, situada no edifício histórico do mercado municipal da cidade. Enquanto a Helena trata da parte da tecelagem no atelier, o Hélder ocupa-se da preparação das estruturas na sua oficina, localizada numa aldeia próxima.

Um velho candeeiro encontrado no lixo foi o ponto de partida para este projecto. Vivo nas memórias das férias de Verão da sua infância, não se conformaram com a sua condição definitiva e, de uma tentativa inicial de restauro, surgiu a ideia da construção de uma nova peça. Contudo, a dupla não nos limitou à sua forma original.

No Verão de 2020, enquanto o mundo inteiro estava fechado em casa, começaram a construir protótipos, utilizando a matéria-prima que tinham disponível em casa, como a lã, o linho, a madeira e a cortiça. Assim, da simples vontade de fazer uma peça para uso pessoal, outras foram surgindo, dando início ao projecto.

Conceito

Ligada à terra através das formas, cores e matérias-primas, a LUUMi.handmade, dedica-se à concepção de luminárias únicas, inspiradas no design de iluminação Mid Century Modern e valorizadas pelas emoções implícitas no património imaterial e cultural da região do Alentejo.

Associando o design ao artesanato, fundindo técnicas artesanais e contemporâneas, este projecto surge a partir da influência de uma tecelagem plana e policroma, para a tridimensionalidade de um tear suspenso.

Desde o desenho da estrutura, aos pigmentos manuais, terminando nos movimentos intricados e fluidos da tecelagem, pensada para comunicar com o espaço envolvente, um candeeiro LUUMi.handmade é para além de uma peça de artesanato, uma peça central de decoração.

Video
contactos
Localização:

Mercado Municipal 1º Maio
Lj. 25, Évora

Telemóvel:

(+351) 966 392 400

 

Email:

luumi.handmade@gmail.com

Dias Abertos 2024