Madalena Novo

Quem Somos?

Os Bordados de Castelo Branco, ou seja, os Bordados da Beira Baixa, exigem concentração, pelo que Madalena Novo prefere o silêncio e o sossego no desenvolvimento do seu trabalho. Froxo é o nome original deste bordado de inspiração oriental, hoje, conhecido por bordado de Castelo Branco”. Há uma identidade muito forte que faz com que esta arte seja única e inconfundível. O pano de linho, a linha de seda natural, a variedade de pontos (ponto de pé de flor, entre outros) e a diversidade de motivos ricos em simbologia, que obedecem à mesma matriz, são regras de ouro.

Madalena Novo, bordadeira certificada, segue à risca a tradição, o que não a impede de inovar. Depois de talhar o pano, com as medidas pretendidas, a artesã decalca nesse pano o desenho feito em papel vegetal. Madalena apresenta uma “albarrada” (jarra com flores que aparece na maioria dos bordados) e revela a simbologia de algumas plantas que a enfeitam: “Os cravos representam o homem, as rosas representam a mulher, as gravíneas, a virtude”. Quase sempre há pássaros nestes bordados – simbolizam felicidade. Romãs, miosótis, alcachofras e “árvores da vida” são também motivos frequentes, uma alegre diversidade de que resulta um conjunto colorido e harmonioso.

O pano é preso num estirador de madeira, para que possa começar a bordar, espetando a agulha, com
a mão direita, de cima para baixo. A mão esquerda apanha e puxa a agulha do outro lado, voltando a espetá-la no sítio certo, agora, de baixo para cima. Este movimento repete-se até completar o desenho.
Se for um painel ou uma colcha pode demorar meses ou anos até ficar completo. No final, Madalena faz a franja com a ajuda de um pequeno tear de madeira. A artesã também executa bordados mais pequenos e mais acessíveis a todas bolsas, bem como presépios com as figuras vestidas de linho ou burel delicadamente bordados, um trabalho criativo que resulta gracioso e requintado, muito apreciado pelo público. No seu atelier, na Aldeia de Joanes perto do Fundão, a bordadeira desenvolve a sua actividade há mais de três décadas.

Video
contactos
Localização:

Loteamento Fagundes, Lote 7
6230-045 Fundão

Telemóvel:

+351 965 862 215

 

Facebook:
Email:

madalenanovocb@gmail.com

X
X
X