Exposição
Nos meses de Julho e Agosto de 2021, foram organizadas, em parceria com o Gerador, 10 deambulações fotográficas por património seleccionado dos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Numa call aberta a todos os jovens apaixonados por fotografia e por redes sociais, as 10 masterclasses no território foram acompanhadas por 10 instagrammers profissionais e por especialistas locais do património. Percorreu-se uma miríade de lugares especiais, emblemáticos ou desconhecidos, na tentativa de captar a essência e a identidade de vilas, aldeias, monumentos, museus, ruas, ruínas, montes, praias, rios, florestas e vales, sempre pela lente de uma câmara digital.
Porquê a fotografia para aproximar os mais jovens do património?
Os jovens portugueses são dos europeus mais afastados do consumo patrimonial. Elegemos assim uma forma de comunicação (mediação) que surgisse inquestionavelmente como relevante para este público-alvo, indo ao encontro daquilo que são os elementos valorizados por este “outro” aparentemente tão difícil de conquistar para as causas patrimoniais: o Instagram surge assim como um veículo para chegar até este público e levá-lo a descobrir, por caminhos que lhe são familiares, uma herança cultural para tantos deles desconhecida.
A presente exposição resulta das masterclasses levadas a cabo nos municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, e todas as obras exibidas são da autoria dos participantes.
Inauguração: 9 de Outubro | 17h00
Exposição: 9 a 30 Outubro | Durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira