I
CONTEXTO
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A Bienal Artes & Ofícios | Novo Design (BAO ND) tem em 2022 a sua 1ª edição. Centrando a sua acção na vila de Oeiras, entre os dias 20 e 25 de Setembro, com uma Conferência Internacional, uma Mostra com Workshops e Masterclasses, uma apresentação de Curtas e uma programação educativa e cultural diversificada, a Bienal procura ser efectivamente um evento pioneiro no panorama nacional neste sector e contribuir para o reforço do mesmo, bem como para a aproximação do público generalista ao património imaterial e à criação contemporânea nele inspirada.

A BAO ND é realizada no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 20-22 e co-promovida pelo Município de Oeiras, em estreita parceria com a AICEP – Portugal Global / Ministério dos Negócios Estrangeiros, com o apoio do Turismo de Portugal e contando ainda com diversos parceiros institucionais – nacionais e internacionais.

Ser Voluntário na BAO ND constitui uma oportunidade de excelência para participar em acções de divulgação do património, do saber-fazer e das artes e ofícios tradicionais aliados ao novo design; na aquisição de competências profissionais especializadas; na construção de oportunidades privilegiadas de aprendizagem; no desenvolvimento de competências comunicacionais e no contacto directo com os profissionais da artes e ofícios, makers e designers, assim como com entidades de relevância internacional relacionadas com o sector. Cada Voluntário terá assim a possibilidade de conhecer por dentro o mundo das artes e ofícios e de se integrar numa comunidade activa, criativa e dinâmica de profissionais da área.

II
INFORMAÇÕES GERAIS

Espaços:

Mercado Municipal de Oeiras (Mostra / Workshops)
Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras (Conferência Internacional)
Centro Cultural Palácio do Egipto, Oeiras (Curtas, Educação Patrimonial, Masterclasses)
Espaço público centro de Oeiras – Largo 5 de Outubro (Informações / Programação Cultural)

Datas:

20 e 21 de Setembro de 2022: Conferência Internacional
22 a 25 de Setembro de 2022: Mostra, Curtas, Workshops, Masterclasses, Programação Cultural e Educação Patrimonial

Horários:

Mostra, Workshops e Educação Patrimonial: das 11h00 às 19h00 (até às 18h00 no dia 25 de Setembro)
Masterclasses para profissionais da Mostra: das 8h45 às 10h45
Masterclasses para o público geral: das 15h00 às 17h00
Programação Cultural: até às 21h00
Conferência: das 14h30 às 19h30 no dia 20 de Setembro; das 9h30 às 18h00 no dia 21 de Setembro.
Curtas: horário de abertura do Centro Cultural Palácio do Egipto

III
PERFIL DO VOLUNTÁRIO

Procura-se responsabilidade e profissionalismo, simpatia e versatilidade, sendo valorizada a experiência e/ou o gosto pelas áreas das artes e ofícios e do design. Os Voluntários serão integrados numa equipa que assegurará apoio de produção durante os 6 dias de evento, pelo que os candidatos podem ter disponibilidade para a totalidade dos dias do evento ou apenas para datas e horários específicos. Com base nesta informação, será elaborada uma escala de organização dos Voluntários.

A organização terá a atenção de alocar os Voluntários às funções que mais se adequarem aos seus perfis e preferências sendo, não obstante, imprescindível a disponibilidade do Voluntário para o desempenho de outras funções que venham a ser necessárias durante o seu turno, dentro daquelas que de seguida se descrevem.

IV
FUNÇÕES A DESEMPENHAR

a) Acolhimento ao Visitante / Promoção do Evento

São o primeiro “Olá!” aos visitantes, prestando informações úteis sobre espaços, programação e serviços; distribuição de mapas, flyers ou outros suportes; passa-palavra junto do público relativamente a programação a decorrer.

Perfil: facilidade de interacção com o público e boa capacidade de comunicação oral. mbito social e cultural. Total disponibilidade e simpatia para o esclarecimento de dúvidas dos visitantes da BAO ND.
Local: Espaço Público / Mercado Municipal de Oeiras

b) Conferência Internacional

Recepção aos inscritos e entrega de credenciais; apoio técnico à produção audiovisual; acompanhamento e apoio dos speakers, em caso de necessidade; apoio na prestação de informações úteis a todos os participantes.

Perfil: âmbito mais formal; domínio da língua inglesa; competências técnicas audiovisuais (preferencial).
Local: Auditório Municipal Eunice Muñoz

c) Mostra / Workshops

Apoio à Organização na produção geral do espaço (Mercado); disponibilidade para os Profissionais Expositores: organização das bancadas; apoio à organização e acompanhamento dos Workshops a decorrer no Mercado.

Perfil: âmbito profissional; gosto pela produção de eventos; gosto pelo contacto com o público.
Local: Mercado

d) Mostra / representação

Representação de parceiros institucionais nos seus stands, nos casos de ausência física imperativa dos mesmos; representação dos Expositores, nas suas bancadas, durante as ausências dos mesmos para a realização de workshops.

Perfil: âmbito profissional; gosto pelo contacto com o público.
Local: Mercad

e) Educação Patrimonial

Apoio geral aos monitores responsáveis pelas actividades educativas; apoio às montagens e desmontagens / reposições de material na sala dedicada e respectivo pátio; acompanhamento das visitas/oficinas escolares e outros grupos (famílias).

Perfil: Experiência e/ou formação relevante para actuar nesta área, em particular com crianças e jovens.
Local: Centro Cultural Palácio do Egipto

f) Programação Cultural

Apoio geral à Organização nas actividades de programação cultural; apoio nas montagens e desmontagens no espaço público, consoante as necessidades; apoio aos promotores das actividades.

Perfil: Experiência e/ou formação relevante; experiência e/ou gosto em produção de eventos.
Local: Centro Cultural Palácio do Egipto e Espaço Público

g) Masterclasses / Curtas

Apoio nas Masterclasses dirigidas aos profissionais e ao público geral, com apoio aos formadores e na recepção aos participantes; apoio e informações ao visitante da Apresentação de Curtas (exposição vídeo).

Perfil: âmbito social e cultural. Gosto pelo atendimento ao cliente, Total disponibilidade para público diverso.
Local: Centro Cultural Palácio do Egipto.

NOTA:

Para qualquer das funções descritas é necessário que o Voluntário apresente:
Simpatia, empenho e disponibilidade para falar com pessoas e para esclarecer qualquer questão, tanto da parte de visitantes, de parceiros ou de profissionais participantes; atenção à organização e às condições de higiene dos espaços (lixo no chão, caixotes do lixo cheios, cabos de electricidade mal posicionados, etc.); facilidade e gosto no trabalho em equipa; postura profissional; proactividade e autonomia.

V
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO

Pode ser admitido como voluntário qualquer cidadão com idade superior a 18 anos, ou a 16 com autorização do Encarregado de Educação, preferencialmente com residência em Oeiras. Aceitam-se candidaturas de não residentes nesta zona, ficando contudo a cargo de cada um assegurar as despesas de deslocação e, se necessário, alojamento.

A Organização procura uma equipa de até 30 Voluntários e reserva-se o direito de aceitar apenas as candidaturas que considerar serem uma mais-valia para a BAO ND, não considerando candidatos cujo perfil possa não se adequar às funções pretendidas.

VI
DIREITOS E DEVERES DO VOLUNTÁRIO

Direitos

a) Ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve, com certificação;
b) Ter um curto período de formação prévio ao início da BAO ND;
c) Usufruir de um ambiente de trabalho favorável e em condições de higiene e segurança;
d) Possuir os elementos necessários à sua identificação como Voluntário durante o evento;
e) Seguro de responsabilidade civil;
f) Turnos de trabalho com a duração máxima de 6 horas;
g) Um lanche diário (para turnos superiores a 3 horas).

Deveres

a) Apoiar a organização, zelando pelo bom funcionamento e garantia das boas condições dos espaços comuns da BAO ND;
b) Apoiar em montagens e desmontagens antes, durante e após o evento;
c) Apresentar simpatia, profissionalismo e disponibilidade na recepção ao visitante;
d) Assegurar a correcta utilização dos recursos materiais e dos bens, equipamentos e utensílios colocados ao seu dispor;
e) Não representar a Organização Promotora de Voluntariado, se para tal não estiver mandatado;
f) Promover sempre o bom nome das entidades organizadoras enquanto estiver nas funções de Voluntário.

A organização da BAO ND oferece, ainda, aos voluntários a possibilidade de participarem gratuitamente (sempre mediante inscrição prévia nos prazos e pelos canais estabelecidos) na Conferência Internacional.

VII
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os elementos e informações aqui apresentados podem sofrer alterações no decorrer da organização e realização do evento.

A Organização da BAO ND reserva-se sempre o direito de salvaguarda da sua imagem, tendo em conta a ética profissional exigida aos Voluntários que integrem a equipa de organização deste evento, não podendo qualquer acontecimento ou circunstância sobrepor-se a esta dimensão.

Dias Abertos 2024