Masterclasses

Durante os quatro dias de Mostra, participe em Masterclasses práticas e formativas, organizadas pela Portugal Manual e focadas em temas como empreendorismo, comunicação e redes sociais, fotografia e gestão financeira, aplicados à sua actividade. As sessões terão lugar no Centro Cultural Palácio do Egipto.

As Masterclasses terão uma duração de 2 horas e serão conduzidas por profissionais que integram a equipa de parceiros da Portugal Manual, que têm o know-how e uma vasta experiência em áreas fulcrais como como empreendedorismo, comunicação, fotografia e gestão financeira.

Temas
Guia para pequenos empreendedores
por Filipa Belo (Fundadora e Curadora da Portugal Manual)

22 de Setembro (quinta-feira) | 15h00 – 17h00

Numa abordagem clara e com exemplos inspirados no case Portugal Manual, esta Masterclass propõe estratégias para desenhar uma ideia, passar um projecto à acção, conhecer os melhores exemplos de empreendedorismo no sector das Artes & Ofícios.

[Sobre Filipa Belo]
Entusiasta do empreendedorismo, do consumo sustentável e da economia da partilha, criou em 2018 a primeira rede de promoção do artesanato português contemporâneo – Portugal Manual. Actualmente, Filipa dá consultoria a marcas da sua rede, novas marcas que estão a iniciar projectos (relacionados com o artesanato e arte) e ainda a empresas que procuram soluções feitas pelos novos artesãos portugueses.
Serão abordados os seguintes temas:
  • Queres empreender? Pensa, projecta, vai e faz!
  • Empreendedor ou Empresário?
  • A importância do alinhamento de expectativas
  • Tendências de consumo
  • Processos criativos
  • Propósito
  • Como diminuir os riscos
  • Análise do mercado e da concorrência
  • A importância de uma estratégia e de saber onde eu quero chegar
  • Plano B (C, e D)
  • Desmistificar o Plano de Negócios
  • Validação da nossa ideia (a importância do círculo de confiança)
  • Metodologia: Six Thinking Hats
  • Narrativas com significado
  • Como e quando começar a comunicar?
  • Apresentação do case João Bruno Videira, pela voz do próprio
Como vender os meus produtos?
por Paulo Sellmayer (designer de produto e co-fundador da VICARA)

23 de Setembro (sexta-feira) | 15h00 – 17h00

Para aprender a calcular o preço final de um produto é necessário ter várias variantes em consideração. Nesta Masterclass daremos ferramentas, transmitiremos conceitos e noções a ter em conta aquando do cálculo do preço de um produto.

[Sobre Paulo Sellmayer]
Paulo Sellmayer é um designer de produto e director criativo sediado nas Caldas da Rainha Licenciado em Design Industrial (2010) e Mestre em Design de Produto (2020) pela ESAD.CR – IPLeiria. Depois de estagiar no Julien Carretero Studio em Eindhoven, Países Baixos, veio para Portugal co-fundar a VICARA, editora de design dedicada à promoção e comercialização de peças de jovens designers portugueses. Desde 2010 que os seus projectos têm sido selecionados e expostos em cidades como Madrid, São Paulo, Milão, Londres, Rhode Island e Lisboa. Enquanto director criativo da VICARA trabalhou com clientes como MAAT – Museum for Art Architecture and Technology in Lisbon, Sumol + Compal, Cerveja Sovina and Amorim Cork Flooring. A sua visão criativa foca-se nos materiais e nos seus processos de fabrico, e nas suas consequentes implicações sociais, culturais e simbólicas.
Serão abordados os seguintes temas:
  • Como calculo o preço do meu produto?
  • O que devo ter em consideração quando faço o cálculo do preço?
  • Qual a diferença de PR e PVP?
  • Como aplicar margens?
  • Diferenças entre mercados: venda online ou em lojas?
  • Stock e quantidades mínimas
Estratégias de desenvolvimento de marca para redes sociais
por Cláudia Baltazar (Social Media & Community Manager)

24 de Setembro (sábado) | 15h00 – 17h00

Os portugueses passam em média 96 minutos por dia nas redes sociais. Aprenda a construir um plano de comunicação digital para impulsionar a sua marca e manter uma comunidade activa nas redes sociais.

[Sobre Cláudia Baltazar]
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e mestre em Internet e Novos Media pelo ISCTE-IUL, iniciou o seu percurso profissional numa ONGD onde além de responsável de comunicação foi coordenadora de voluntários. Mais tarde entrou no universo da sustentabilidade, a convite da ORGANII, primeira marca especializada em cosmética biológica do país, implementando e desenvolvendo a marca nas Redes Sociais Online. Esteve à frente da comunicação digital de eventos como ORGANII Eco Market, Greenfest, APDC Digital Business Community e a Wanderlust Lisboa. Actualmente trabalha com diversas marcas e eventos como Social Media & Community Manager. Faz também o apoio à produção de eventos da rede Portugal Manual.
Serão abordados os seguintes temas:
  • Contexto e utilização de internet e redes em Portugal
  • Alteração dos hábitos de consumo pela covid-19
  • A importância do alinhamento de expectativas
  • Estratégia de calendário
  • Planeamento
  • Ferramentas de publicação
  • Gestão da Comunidade: Melhores Práticas
Fotografia de produto com smartphone
por Pedro Sadio (fotógrafo e director criativo)

25 de Setembro (domingo) | às 15h00 – 17h00

Dar noções básicas de fotografia de produto utilizando apenas o smartphone.
Masterclass teórica e prática, incluindo exercícios individuais.

[Sobre Pedro Sadio]
Com um percurso polivalente nas áreas da comunicação, publicidade e marketing, Pedro Sadio acumulou competências diversas: design de comunicação, fotografia, gestão de projecto e produção executiva de eventos, exposições e audiovisual. Formado em fotografia pela Ar.Co, Pedro Sadio tem explorado de modo compreensivo o vasto potencial deste território: fotografia institucional (eventos bem como retratos), fotojornalismo e reportagem de concertos e eventos ao vivo, trabalho de estúdio bem como de exterior, registo de produto bem como de processos em ambiente industrial e cultural. Tem colaborado com diferentes clientes como a AmorimCork, Projecto Matéria, Compal, MyKubo, FORA Sunglasses entre outros. Pedro Sadio preocupa-se não apenas com o registo de imagem mas com a construção de uma lógica visual que transmita os valores, identidade e mensagem dos seus clientes.
Serão abordados os seguintes temas:
  • Princípios da fotografia de produto
  • A importância da escala
  • Entender o brilho, a iluminação e os reflexos
  • Fidelidade de cores
Inscrições
As inscrições encontram-se encerradas. Para mais informações, entre em contacto com a Organização. Obrigado

Para participar nas Masterclasses, preencha o formulário. Se desejar participar em mais do que uma sessão, deve submeter um formulário para cada uma delas. A lotação é limitada e as sessões decorrerão exclusivamente de forma presencial.

Custo de participação: 20,00€

Após preencher o formulário de inscrição, verifique a sua caixa de e-mail para aceder aos detalhes de pagamento. Importante: apenas serão consideradas as inscrições que sejam acompanhadas de envio de comprovativo de pagamento no prazo de 72 horas, por email, para bienalarteseoficios@spira.pt, com o nome do inscrito e identificação da actividade em que se inscreve.

Em caso de cancelamento por parte da Organização, o valor pago será reembolsado na totalidade. Em caso de não comparência ou de desistência/cancelamento por parte do inscrito, o valor pago não será reembolsado.

Dias Abertos 2024