Mal Barbado

thumbnail_400x300-07

Quem Somos?

PROCURAR SABER-FAZER

Há algo misterioso num objecto feito à mão.

Depois do toque, há tempo natural e humano que nos convida a uma conexão sensível com o objecto e com a história que transporta.

Trabalhar madeira é um processo de imprevistos, descobertas e respeito pela natureza e pelo Lugar que habitamos. Os materiais utilizados são locais e, quase sempre, trazidos de podas sazonais, recolhidos de árvores atingidas por causas naturais, ou de desperdícios de marcenarias. Este acto recolector cria novas oportunidades para os materiais, reduzindo os resíduos e a pegada ecológica.

Na nossa Paisagem encontrámos os pastores, compreendemos os usos e costumes e descobrimos os artefactos do pastor-artesão. Identificamos uma genialidade não reconhecida e fomos motivados a agir em prol da valorização do nosso saber-fazer ancestral. A memória é importante; é a base de tudo.

Tudo começa com a colher. Depois da faca, é o objecto mais antigo da humanidade. É democrática e versátil, desde cedo que nos sustenta e satisfaz. Esta, é feita no Alentejo, num processo de produção totalmente artesanal e muito criterioso.

Cada colher é um manifesto pela preservação da nossa paisagem cultural: os nossos costumes, as nossas raízes, a nossa identidade. É uma celebração da nossa memória colectiva, tantas vezes esquecida e pouco valorizada.

Catálogo

Download

Colher dos Namorados

Download

Colher Provadeira

Download
workshop
contactos
Localização:

Rua dos Touros, 20
7000-665 Évora (Centro Histórico de Évora)

Telemóvel:

+351 964 603 612

 

Email:

info@malbarbado.com

Dias Abertos 2024