Loulé Criativo | Oficina de Caldeireiros

Thumbnail 400×300

Quem Somos?

Oficina de Caldeireiros

A Oficina de Caldeireiros é um espaço disponibilizado pelo Município para que artesãos em cooperação ali possam criar e comercializar o que produzem, cumprindo um conjunto de requisitos que garantem a autenticidade e que valorizam os saberes e práticas que cada peça incorpora.

A actividade de Caldeireiro (trabalho em cobre ou latão) há muito que estava extinta no concelho de Loulé. Após uma residência criativa, a autarquia encontrou ainda uma pessoa que tinha trabalhado na actividade quando jovem, mas que se encontrava reformada. Os sons do martelar no cobre e no latão que foram por longos anos uma característica na cidade de Loulé, foram reactivados com a abertura da “Oficina de Caldeireiros“, no mesmo espaço onde no passado funcionou a “Caldeiraria Louletana” com o mestre Ilídio António Marques. A recuperação de um ofício perdido para a cidade, foi possível porque Analide Carmo mestre aos 26 anos, depois de 14 de aprendizagem na “Caldeiraria Barracha”, uma das mais conceituadas na cidade, se prestou a transmitir o seu saber, após 35 anos de interregno. Este espaço reabilitou um dos ofícios mais marcantes da cidade, que tinha desaparecido da cidade e da região, e acolhe actualmente quatro caldeireiros que produzem manualmente tachos, cataplanas, pulseiras, candeeiros, entre outros.

A Oficina de Caldeireiros é uma das oficinas tradicionais da rede do Loulé Criativo, um projecto do Município de Loulé, que aposta na valorização da identidade deste território situado no Algarve, tendo como força motriz a criatividade e a inovação. Apoia a formação e actividade de artesãos e profissionais do sector criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para dinamização de novas abordagens ao património imaterial.

contactos
Localização:

Rua da Barbacã, nº 26 e 28
8100-546 Loulé

Telefone:

(+351) 289 462 322

 

Website:
Instagram:
Email:

loulecriativo@cm-loule.pt

Dias Abertos 2024