Visita Guiada ao Palácio Marquês de Pombal

202426set10:0011:30Visita Guiada ao Palácio Marquês de Pombal10:00 - 11:30(GMT+01:00) Promotor/aCâmara Municipal de Oeiras

Detalhes do evento

Ao longo dos quatro dias da 2ª Edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, irá decorrer um ciclo de 4 Visitas Guiadas, orientadas pela Equipa Técnica da Câmara Municipal de Oeiras, a locais emblemáticos do património cultural do território. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e à lotação de cada visita.

Visita pelos Jardins e Palácio
Com Diogo Lopes (Câmara Municipal de Oeiras)

Data da actividade: Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024
Horário: 10:00 – 11:30
Lotação: 20 participantes
Público-alvo: Jovem e adulto (a partir dos 12 anos) 
Prazo de inscrições: 24 de Setembro de 2024

Ponto de encontro: Junto à entrada principal do Palácio Marquês de Pombal (Largo Marquês Pombal 21, Oeiras 2780-000 Oeiras). Latitude: 38°41’31.57″N ; Longitude: 9°18’50.83″W.

Informações adicionais:
– A realização da visita fica dependente das condições atmosféricas do dia.
– Recomenda-se a utilização de calçado confortável.
– O percurso poderá ser adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.

Sobre o Palácio:

Edifício imponente que traduz na sua arquitetura e decoração o poder e prestígio do proprietário. A articulação entre o palácio e os vários terraços de acesso ao jardim e quinta, constitui um espaço intimista que se desenvolve progressivamente por patamares, traduzindo uma hierarquia de espaços identificados não só pelos revestimentos de azulejo e pela estatuária, mas também pela própria morfologia do terreno, organizado segundo cotas diferentes. No interior conservam-se os tetos em estuque relevado, da 2ª metade do século 18, ilustrando temas do quotidiano e da mitologia greco-romana. O edifício conserva todo o revestimento de azulejos de origem, de composição figurativa-narrativa ou de composição ornamental, aplicado tanto no interior como no exterior, no qual se destaca o andar nobre da fachada sul, totalmente revestida de azulejos simulando variados motivos decorativos particularmente representativos da gramática ornamental rococó. Na parte interior do edifício, integrada nesta fachada, conserva-se a azenha que funcionava com água da ribeira da Lage. No jardim, escadaria totalmente revestida de azulejos ilustrando, nas paredes exteriores, episódios da mitologia greco-romana que copiam pintura francesa. 

Horários

10:00 - 11:30(GMT+01:00)

Localização

Palácio Marquês de Pombal

Largo Marquês Pombal 21, 2780-289 Oeiras

Seção de ingressos

Os ingressos não estão mais disponíveis para venda!

Voluntariado na Bienal