Visita Guiada ao Aqueduto de Carnaxide
Detalhes do evento
Ao longo dos quatro dias da 2ª Edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, irá decorrer um ciclo de 4 Visitas Guiadas, orientadas
Detalhes do evento
Ao longo dos quatro dias da 2ª Edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, irá decorrer um ciclo de 4 Visitas Guiadas, orientadas pela Equipa Técnica da Câmara Municipal de Oeiras, a locais emblemáticos do património cultural do território. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e à lotação de cada visita.
Visita ao Aqueduto de Carnaxide
Com Alexandra Fernandes (Câmara Municipal de Oeiras)
Com início junto ao chafariz de Carnaxide, localizado na rua 5 de outubro, segue-se a entrada na mina para se percorrer o sistema subterrâneo, com cerca de 1km, até à mãe-de-água, em plena serra. Daqui faz-se o percurso inverso, pelo exterior.
Data da actividade: Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
Horário: 10:00 – 11:30
Lotação: 20 participantes
Público-alvo: Jovem e adulto (a partir dos 12 anos)
Prazo de inscrições: 25 de Setembro de 2024
Ponto de encontro: Junto ao chafariz de Carnaxide (Rua 5 de Outubro). Latitude: 38º 72’ 57’’N ; Longitude: 9º 24’ 53’’ W.
Informações adicionais:
– A realização da visita fica dependente das condições atmosféricas do dia.
– Recomenda-se a utilização de calçado confortável.
– O percurso não está adaptado nem é adequado a pessoas com mobilidade reduzida.
– Dadas as dimensões do subterrâneo – 0,8m de largura x 2m de altura, não é aconselhável a pessoas com claustrofobia ou outro tipo de fobias em espaços estreitos e sem luz natural.
Sobre o Aqueduto:
O aqueduto de Carnaxide é composto por uma nascente localizada na serra, no lugar das Francesas, uma mina, uma mãe-de-água, um chafariz e três claraboias. Tem um percurso com cerca de 1Km de comprimento.
É uma obra pombalina e realizada no contexto do programa de abastecimento de água às localidades do concelho, como são exemplo os chafarizes de Oeiras e Paço de Arcos e o de Carnaxide.
Foi iniciada a sua construção entre 1762 e 1764 e inaugurada em 1766, sendo o arquiteto responsável e dirigente da obra Miguel Ângelo de Blasco. Trata-se dum exemplar relevante da arquitetura pública civil setecentista em Portugal e foi construído à custa do imposto real de água.
Promotor/a
Horários
10:00 - 11:30(GMT+01:00)
Localização
Aqueduto de Carnaxide
R. 5 de Outubro 2790, 2790-465 Carnaxide