ARTEVIDA

ArteVida_400x300_thumbnail

Quem Somos?

A ARTEVIDA – Fábrica de Mosaicos Hidráulicos de Estremoz, é o resultado da fusão entre a mais antiga oficina de mosaicos hidráulicos do país, ainda em funcionamento, a Fábrica de Mosaicos Hidráulicos de Estremoz, fundada pelo Mestre Lúcio Zagalo nos anos 60 e a Artevida criada por Sean O’Rian um irlandês que se apaixonou pelo Alentejo e pela produção artesanal do Mosaico Hidráulico.

Em 2019, a AZULIMA, empresa com sede no Porto adquiriu estas duas colecções, e proporcionou-se o encontro virtuoso entre a tradição local, representada pelo legado do Mestre Lúcio e uma nova visão mais contemporânea.

A partir de Estremoz produzimos mosaicos hidráulicos respeitando as técnicas tradicionais e modos artesanais.

O Alentejo é uma das regiões em Portugal mais aptas para a localização de uma produção desta natureza. Não só pela presença em abundância de dois elementos essenciais do mosaico hidráulico, como o calcário/mármore de onde provém o pó de pedra; mas também pelas características do clima, que contribuem para a secagem do material de modo natural.

No vídeo abaixo, executado pelo “ArteriaLab” da Universidade de Évora, está sintetizado o processo produtivo do mosaico hidráulico, onde se podem ver as diferentes ferramentas e utensílios descritos.

Video

Descarregar

Download

Descarregar

Download

Descarregar

Download
contactos
Localização:

Zona Industrial de Estremoz, Av. Eng.º André de Brito Tavares, s/n
7100-147 Estremoz

Telemóvel:

+351 969 334 704

 

Email:

mosaicos-estremoz@azulima.pt

Dias Abertos 2024