Ana Cândida de Brito

thumbnail-anacandidadebrito

Quem Somos?

A Camisola Poveira é um dos ex-libris da Póvoa de Varzim, estando territorialmente associada sobretudo aos limites geográficos da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. É um traje festivo, feito em lã, no seu tom natural de ovelha branca, decorado com emblemáticos bordados a ponto de cruz, a preto e branco. É produzida artesanalmente e tem mais de um século de existência. É uma camisola retangular de mangas compridas. A gola é em estilo “mandarim” e o decote é de abertura simples, fechado por um ou três cordões feitos com o mesmo material.

Os motivos bordados, são fundamentalmente dispostos na parte frontal, assim como nas mangas. A fauna do mar, siglas identitárias de cada família e representações simbólicas portuguesas (como as quinas) são os motivos mais frequentes. Também se borda o nome ou alcunha do portador.

O filme “Ala-Arriba”, realizado por Leitão de Barros em 1942 e que foi premiado no Festival de Veneza, contribuiu para a divulgação da Camisola Poveira, assim como para a sua valorização comercial. O Museu de Arte Popular, em Lisboa, tem também integrada no seu espólio a Camisola Poveira.

contactos
Localização:

Rua D. Diogo de Souza, 11, R/C-A
4490-388 Póvoa de Varzim

Telemóvel:

(+351) 964 379 024

 

Email:

anacandidabrito@gmail.com

Dias Abertos 2024