BEM-VINDOS
à Bienal Artes & Ofícios | Novo Design

Aberta a todos os profissionais e ao público em geral, a Bienal Artes & Ofícios | Novo Design é a 1ª mostra nacional exclusivamente dedicada ao sector das artes & ofícios, um evento charneira de mapeamento e valorização dos saberes tradicionais, aliados ao design e à inovação tecnológica

Centrando a sua acção na vila de Oeiras, em Setembro, com uma Conferência Internacional, uma Mostra com Workshops e Masterclasses e uma programação diversificada, a Bienal estende-se ainda a outros pontos do país

Durante os meses de Abril a Maio, é possível descobrir – com as “mãos na massa” – o melhor que cada uma das regiões de Portugal Continental e Açores tem para oferecer, com seis fins – de – semana “Dias Abertos” a decorrer no Algarve, no Alentejo, no Centro, no Norte, nos Açores e em Lisboa e Vale do Tejo de forma sequencial. Os Dias Abertos Artes & Ofícios Novo | Design acontecem anualmente, consagrando-se como a celebração anual do sector das Artes & Ofícios e do Novo Design no nosso país, com a abertura das portas das oficinas dos artesãos em todo o território nacional continental e Açores e a dinamização de várias actividades e workshops para o público em geral.

Já as Imersões Artes & Ofícios, também com carácter anual, constituem experiências mais longas, com estadia de 2 a 6 dias, onde os participantes são convidados a imergir de forma profunda e com vagar nas técnicas artesanais e nos costumes do território acolhedor, acompanhados de perto por quem melhor o conhece. Começamos pelo Alentejo!

A Bienal, com a pluralidade de acções que a caracteriza e de territórios abrangidos, procura ser efectivamente um evento pioneiro no panorama nacional neste sector e contribuir para o reforço do mesmo, bem como para a aproximação do público generalista ao património imaterial e à criação contemporânea nele inspirada.

Sobre Nós
Organização
A Bienal resulta de uma ideia da Spira - revitalização patrimonial e é promovida por esta empresa referência no sector do Património Cultural, criadora de outros projectos emblemáticos neste campo no nosso país.
Co-promoção
O Município de Oeiras abraça a Bienal Artes & Ofícios | Novo Design no quadro da sua vocação para gerar valor, promover a inovação e agregar públicos diversos.
Dias Abertos 2024