Visita Guiada à Fábrica da Pólvora
Detalhes do evento
Ao longo dos quatro dias da 2ª Edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, irá decorrer um ciclo de 4 Visitas Guiadas, orientadas
Detalhes do evento
Ao longo dos quatro dias da 2ª Edição da Bienal Artes & Ofícios | Novo Design, irá decorrer um ciclo de 4 Visitas Guiadas, orientadas pela Equipa Técnica da Câmara Municipal de Oeiras, a locais emblemáticos do património cultural do território. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e à lotação de cada visita.
Visita ao Museu da Pólvora Negra e percurso museológico
Com Lisete Carrondo (Câmara Municipal de Oeiras)
Data da actividade: Domingo, 29 de Setembro de 2024
Horário: 10:00 – 11:30
Lotação: 20 participantes
Público-alvo: Jovem e adulto (a partir dos 12 anos)
Prazo de inscrições: 27 de Setembro de 2024
Ponto de encontro: Junto à entrada principal da Fábrica da Pólvora de Barcarena / Praça do Sol (Estrada das Fontaínhas, 2730-036 Barcarena). Latitude: 38°74’01.50″N ; Longitude: 9°28’41.60″W.
Informações adicionais:
– A realização da visita fica dependente das condições atmosféricas do dia.
– Recomenda-se a utilização de calçado confortável.
– O percurso poderá ser adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.
Sobre a Fábrica da Pólvora:
A Fábrica da Pólvora foi determinante para a vida económica e social da povoação de Barcarena durante séculos, sendo um polo aglutinador da população da freguesia e das zonas circundantes, o maior núcleo empregador da zona.
Foi instalada no vale de Barcarena por questões de segurança relacionadas com o processo de fabrico de um produto altamente explosivo: era um local isolado, de baixa densidade populacional, abundante em água, que era usada como fonte de energia para o funcionamento da maquinaria, sendo a Fábrica atravessada pela Ribeira de Barcarena.
As primeiras referências à ocupação do vale de Barcarena são da instalação de umas Ferrarias, em 1487, para o fabrico de armas. Só no século XVII, cerca de 1618-19, terá funcionado a primeira oficina para o fabrico da pólvora negra. A Fábrica da Pólvora soube adaptar-se e ajustar-se às mudanças ao longo dos tempos, produzindo diferentes tipos de pólvoras, recorrendo a novas maquinarias e a diversas fontes de energia, até ao seu encerramento em 1988.
Em 1995 a Câmara Municipal de Oeiras adquiriu as instalações da FPB em total estado de degradação e pilhagem, transformando-a num complexo aberto a todos, inaugurado em 1998. A Fábrica de antes deu lugar a um museu ao ar livre, com diferentes serviços vocacionados para atividades culturais, de lazer e divertimento, que após renovação são hoje o abrigo da sua memória.
Promotor/a
Horários
10:00 - 11:30(GMT+01:00)
Localização
Fábrica da Pólvora de Barcarena
Fábrica da Pólvora de Barcarena, 2730-036 Barcarena